
Uma ilha pesqueira no litoral do Paraná está à venda por R$ 25 milhões. Com vista privilegiada para a Ponte de Guaratuba, a chamada Ilha da Pescaria tem 25.396 m² e dispõe de abastecimento de água doce, o que permite autonomia para uso recreativo ou projetos turísticos.
Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp
Segundo Jonathas Batista, da imobiliária responsável pelo anúncio, o espaço desperta interesse por seu valor e exclusividade. “A ilha possui infraestrutura e potencial para diferentes usos. São três quartos, mas há espaço em uma clareira que pode servir para construções futuras. Essa possibilidade está em análise, por questões ambientais. Por isso, é importante que o comprador siga os protocolos legais exigidos”, afirma.
No Brasil, a aquisição de uma ilha significa obter direito de uso e não posse plena.
Além disso, a ilha possui um complexo no continente — uma casa de apoio utilizada para logística ou moradia de funcionários. “Ao considerar infraestrutura, localização e exclusividade, o valor é competitivo frente a outras ilhas no litoral”, explica o corretor.
Ilha pesqueira à venda tem potencial turístico e de lazer
O interesse de investidores pela ilha pesqueira cresce à medida que o anúncio se espalha. “A família que detém o direito útil da ilha mantém a propriedade há 30 anos. Há possibilidade de explorar o local, o contrato não vai impor prazo de utilização”, explica Batista.
O corretor afirma ainda que há contatos para projetos de turismo, ecoturismo e lazer. No Brasil, a aquisição de uma ilha significa obter direito de uso e não posse plena.

De acordo com o Código Civil (art. 1.249) e a Constituição Federal (art. 20, I e IV), a maior parte das ilhas costeiras pertence ao governo federal. Por essa razão, apenas pessoas físicas e jurídicas brasileiras podem comprar legalmente, enquanto regiões estratégicas têm restrições adicionais.
VEJA TAMBÉM:
-
Por dentro da Ponte de Guaratuba: a logística naval que impressiona e a engenharia sofisticada
Proximidade da Ponte de Guaratuba pode aumentar potencial turístico
Com a venda, estudos avaliam possíveis construções e exploração turística, incluindo um hotel e um restaurante. Assim, a proximidade da ponte e a estrutura pronta aumentam o potencial da ilha como investimento.
A ponte na Baía de Guaratuba será a segunda maior sobre o mar no Brasil, com 3,07 km de extensão, conectando o município a Matinhos. O projeto está orçado em quase R$ 400 milhões, com previsão de entrega em abril de 2026.
“Com isso, o avanço da obra reforça o potencial econômico e turístico da ilha. O interesse imobiliário cresce na região, que oferece amplo potencial para novos empreendimentos ao reunir infraestrutura, lazer e ecoturismo”, conclui o corretor.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/ilha-pesqueira-a-venda-vista-para-ponte-de-guaratuba/