
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, afirmou nesta quinta-feira (2) que a queda na popularidade do governo Lula não pode ser atribuída somente a falhas na comunicação.
Durante o evento “Brasil Dando a Volta por Cima”, promovido pelo governo para apresentar realizações dos dois primeiros anos de mandato, Sidônio disse que a responsabilidade por eventuais desgastes é compartilhada por todas as áreas da gestão.
“Impopularidade tem responsabilidade de todos os ministros, todas as áreas, área política, gestão, comunicação, todo mundo. E isso não tem absolutamente nenhum problema”, disse à Folha.
Questionado sobre o caráter eleitoral da cerimônia, o ministro negou e disse que o objetivo era apenas divulgar ações do governo. “Acho que é uma leitura errada. Porque o principal objetivo do evento é divulgar as ações”, afirmou. “Esse evento não tem nada a ver com popularidade do presidente, é uma prestação de contas do governo federal.”
Lula discursou no encerramento e comparou a atual gestão com a do ex-presidente Jair Bolsonaro, embora não tenha citado diretamente o nome do antecessor. “A sensação que tive [ao voltar] foi a de uma pessoa que volta para casa depois de muito tempo e, ao invés da casa, só encontra ruínas”, disse. O presidente também criticou as novas tarifas impostas por Donald Trump e declarou que o Brasil exige “reciprocidade” nas relações internacionais, prometendo adotar “todas as medidas cabíveis.”
Diante das críticas sobre a falta de reação à queda de apoio, Sidônio reforçou que seu papel como ministro da Secom é tornar públicas as ações do governo. “Se todo mundo tiver bem informado, eu acho que eu estou cumprindo meu trabalho”, concluiu.
Segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (2), a avaliação negativa subiu de 37% em janeiro para 41%, enquanto a avaliação positiva caiu de 31% para 27%. Outros 29% classificam o governo como regular, e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Com informações da Folha de São Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/impopularidade-do-governo-lula-tem-responsabilidade-de-todos-os-ministros-diz-sidonio/