3 de setembro de 2025
Índia Armelau e Gabriel Monteiro afinam discurso após polêmica com
Compartilhe:

O embate entre a deputada estadual Índia Armelau (PL) e o ex-vereador Gabriel Monteiro (PL) terminou em aproximação política. Após críticas do influenciador à atuação de policiais penais, que geraram reação da parlamentar e de seu marido, o vereador e policial penal Fernando Armelau, os três se reuniram nesta terça-feira (02) e selaram uma retratação pública, com promessa de atuação conjunta em defesa da categoria.

Monteiro postou um vídeo em suas redes sociais criticando o caso do agente José Rodrigo da Silva Ferrarini, preso após atirar contra um entregador de aplicativo.

No vídeo, ele condenou a atitude de Ferrarini e deu a entender que a categoria seria covarde, afirmando que dentro dos presídios não adota a mesma truculência contra detentos. A fala foi rebatida pelo casal de políticos, ambos defensores da corporação, que destacaram a importância do trabalho da categoria.

A controvérsia levou a um encontro nesta terça-feira (02), no qual Monteiro gravou uma retratação ao lado do casal. O ex-vereador reconheceu o equívoco na generalização e afirmou que os policiais penais são uma classe honrada, reforçando que o episódio não representa a categoria. “O agente preso é um vagabundo, mas não simboliza a instituição, que tem como maiores representantes Índia e Fernando Armelau”, disse.

Aliança em defesa da categoria

Na reunião, ficou acertada uma atuação conjunta em defesa dos policiais penais. Entre as principais reivindicações da categoria estão um plano de saúde, a criação de um plano de cargos e salários e melhores condições de trabalho. Profissionais relatam que a carência de efetivo obriga, em alguns casos, que apenas um policial penal seja responsável pela vigilância de mais de mil presos.

“Aqui não tem vaidade ou orgulho. Somos pessoas de bem unidas para lutar por uma classe que é muito importante para nós. Os policiais penais podem contar com Gabriel e os nossos mandatos na Alerj e na Câmara de Vereadores, para buscar por todas as melhorias que necessitam para exercerem suas atividades”, afirmou Índia Armelau.

O vereador Fernando Armelau destacou a importância da aliança. “Gabriel demonstrou humildade em se retratar perante a categoria. Tenho certeza que ele, além de sua irmã, deputada estadual Gisele Monteiro, e seu pai, deputado federal Roberto Monteiro, estarão nessa aliança para lutar pelos policiais penais”, disse.

Com o acordo, o episódio que começou com críticas públicas terminou em um pacto político, unindo diferentes lideranças em torno da valorização da Polícia Penal no Rio de Janeiro.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/india-armelau-e-gabriel-monteiro-afinam-discurso-apos-polemica-com-policiais-penais/