Uma pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta terça-feira (18), mostra que Rayssa Furlan (Podemos), Randolfe Rodrigues (PT) e Lucas Barreto (PSD) são os favoritos para o Senado pelo Amapá nas eleições de 2026.
Nos dois cenários estimulados, quando são mostrados os nomes dos políticos aos entrevistados, Rayssa Furlan é a mais lembrada, com Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto empatados tecnicamente na segunda posição.
Em 2026, duas cadeiras para o Senado no Amapá serão renovadas. Hoje, Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto são os atuais senadores com mandato até o início de 2027.
Rayssa Furlan, por sua vez, é secretária de Mobilização e Participação Popular e primeira-dama de Macapá. Esposa do prefeito Dr Furlan (MDB), ela concorreu ao Senado em 2022, mas ficou em segundo lugar, atrás de Davi Alcolumbre (União Brasil).
Pesquisa para o Senado pelo Amapá em 2026
O Instituto Opinião fez dois cenários estimulados para o Senado.
Rayssa Furlan se destaca no primeiro cenário estimulado
- Rayssa Furlan (Podemos): 59,7%
- Randolfe Rodrigues (PT): 37,9%
- Lucas Barreto (PSD): 34,4%
- Waldez Góes (PDT): 16,3%
- Alliny Serrão (União Brasil): 11,8%
- Acácio Favacho (MDB): 11,6%
- Sílvia Waiãpi (PL): 2,7%
- Alzira Nogueira (PSOL): 2,4%
- Nulo/Branco: 4,5%
- Indeciso/Não sabe: 11,3%
- Não opinou: 7,4%
*O resultado soma 200% porque o eleitor poderá votar em dois candidatos para o Senado em 2026
Rayssa Furlan segue como favorita no segundo cenário
- Rayssa Furlan (Podemos): 65,0%
- Randolfe Rodrigues (PT): 42,2%
- Lucas Barreto (PSD): 39,8%
- Alliny Serrão (União Brasil): 17,1%
- Acácio Favacho (MDB): 13,7%
- Nulo/Branco: 6,0%
- Indeciso/Não sabe: 7,5%
- Não opinou: 8,8%
*O resultado soma 200% porque o eleitor poderá votar em dois candidatos para o Senado em 2026
Metodologia: 1.500 entrevistados pelo Instituto Opinião no Amapá entre os dias 8 e 12 de novembro de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/instituto-opiniao-senado-amapa-novembro-2025/
