1 de abril de 2025
Acusações de golpe são “graves e infundadas”, diz Bolsonaro após
Compartilhe:

As autoridades responsáveis pela investigação do inquérito do golpe avaliam possíveis rotas de fuga que Jair Bolsonaro (PL) poderia adotar caso seja alvo de uma ordem de prisão. Entre os cenários discutidos por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e investigadores da Polícia Federal (PF), destacam-se a fuga por terra para a Argentina ou a utilização de um jatinho privado com destino final nos Estados Unidos, informa Andréia Sadi, no g1.

Um dos principais caminhos analisados pelos investigadores envolve uma possível travessia terrestre para a Argentina, país atualmente governado por Javier Milei, aliado político do ex-presidente. Caso conseguisse ingressar no território argentino, a expectativa é que Bolsonaro seguiria viagem para os EUA, onde está seu filho Eduardo Bolsonaro. O deputado federal está afastado de suas funções, sob a justificativa de temer uma possível prisão no Brasil.

Apesar do controle rigoroso na entrada da Argentina, os investigadores reconhecem que a saída do Brasil pode ser facilitada por falhas na fiscalização. No entanto, caso houvesse indícios concretos de uma fuga iminente, a PF poderia agir para impedir a travessia.

Outro cenário cogitado pelos investigadores é o uso de um jatinho particular. Ministros do STF avaliam que Bolsonaro poderia utilizar uma aeronave privada para deixar o Brasil. A rota mais provável incluiria uma escala em Santa Catarina ou São Paulo, permitindo uma aproximação discreta da fronteira antes de um voo para os EUA. Segundo um dos magistrados consultados, há “certeza” de que, caso optasse por esse meio, o primeiro destino do ex-presidente seria a Argentina, seguida de um deslocamento aéreo para território norte-americano.

No horizonte, Tarcísio candidato e estratégia par anistia

Além das especulações sobre uma possível fuga, ministros do STF avaliam que Bolsonaro e seus aliados traçam estratégias políticas para 2026. A ideia seria construir uma narrativa de perseguição para impulsionar a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como sucessor, adotando um discurso de conciliação nacional. A aposta seria utilizar um discurso de “mártir” para buscar uma eventual anistia futura.

Apesar das projeções, os investigadores ressaltam que a prisão de Bolsonaro antes de uma condenação só ocorreria caso houvesse justificativa legal para uma detenção preventiva. Até o momento, não há elementos concretos que tornem essa medida iminente, mas as autoridades seguem monitorando a situação.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/investigadores-ja-tracam-possiveis-rotas-de-fuga-de-bolsonaro-para-argentina-e-eua/