
A banda Ira! teve quatro apresentações canceladas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul após um episódio de tensão política durante um show em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O caso ocorreu em 29 de março, quando o vocalista Nasi criticou, em meio ao espetáculo, a possibilidade de anistia para os envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023.
O posicionamento gerou reação imediata de parte do público, que vaiou a banda. Nasi, visivelmente incomodado, rebateu:
“Para vocês que estão vaiando, vou falar uma coisa: tem gente que acompanha o Ira!, mas nunca entendeu o Ira! Tem gente que nos segue e é reacionário, tem gente que é bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente. Por favor, vão embora da nossa vida! Vão embora e não apareçam mais em shows, não comprem nossos discos”, declarou no palco, como informa a Folha de S.Paulo.
Diante da repercussão, a produtora 3LM Entretenimento, responsável por parte da turnê comemorativa dos 20 anos do álbum Acústico MTV, anunciou o cancelamento dos shows em Jaraguá do Sul e Blumenau (SC), além de Caxias do Sul e Pelotas (RS). A decisão foi motivada por um conjunto de fatores, segundo a empresa:
“Recebemos inúmeros pedidos de cancelamento de ingressos adquiridos, desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas até as datas dos shows”, disse em nota.
Produtora critica a banda
A 3LM também criticou a postura da banda, afirmando que “os artistas deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos”. Para a produtora, o público “precisa ser bem tratado por produtores e artistas”, independentemente de suas posições políticas.
Os valores dos ingressos comprados para as apresentações canceladas serão reembolsados automaticamente, no prazo de até 30 dias, conforme o meio de pagamento utilizado.
A turnê do Ira!, que celebra um dos discos mais marcantes da música brasileira — com sucessos como Dias de Luta, Envelheço na Cidade, Tarde Vazia e Flores em Você —, segue com datas confirmadas em diversas cidades. O grupo ainda se apresenta até outubro em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belém, Belo Horizonte e em outras localidades de Minas Gerais e Paraná.
A fala de Nasi ocorre em um contexto político ainda polarizado. Diversos artistas, como Anitta, Daniela Mercury e Nando Reis, também se manifestaram publicamente contra a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos. Segundo o Instituto Datafolha, 56% dos brasileiros se opõem à anistia, enquanto a percepção sobre a severidade das penas aplicadas se divide: 34% consideram adequada, 36% prefeririam penas mais leves e 25% gostariam de vê-las aumentadas.
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ira-tem-shows-cancelados-no-sul-apos-fala-de-nasi-contra-bolsonaristas-em-apresentacao/