20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Nilton Caldeira (PL), defendeu nesta segunda-feira (20) que a guarda municipal seja armada. Em postagem em suas redes sociais, o político, que integrou a chapa junto ao prefeito Eduardo Paes (PSD) em 2020, elogiou o prefeito de São José (SC), Orvino Coelho (PSD), que recentemente adquiriu 14 fuzis para os agentes.

— Olha que interessante: uma cidade em Santa Catarina, com cerca de 300 mil habitantes, a guarda municipal está sendo toda armada. Muito legal isso. É muito melhor prevenir do que remediar — afirmou Caldeira, que, em seguida, comentou sobre o Rio de Janeiro — com mais de 6 milhões e setecentos mil habitantes, o Rio ainda não conseguiu chegar a esse ponto – disse Caldeira.  

Desde a posse, Caldeira e Paes não mantêm uma relação harmoniosa. O acordo entre os partidos envolvia a concessão de espaços na prefeitura: as secretarias de Esportes, Meio Ambiente e Habitação, além de nomeações na Rioluz e na estrutura da vice-prefeitura. Desses cargos, apenas a Habitação foi cedida a Caldeira, que acabou sendo exonerado ainda em 2021.

Com o agravamento da crise entre ambos, o gabinete de Caldeira foi deslocado para fora do andar de Paes, situação que piorou com as filiações do governador Cláudio Castro e do ex-presidente Jair Bolsonaro ao PL. A tensão escalou em abril de 2022, quando Paes removeu seu vice do principal grupo de WhatsApp da prefeitura, deixando Caldeira isolado.

Nas eleições deste ano, Caldeira planeja concorrer ao cargo de vereador. Enquanto isso, Paes deve indicar o deputado federal Pedro Paulo (PSD) como seu vice na tentativa de reeleição.

Com a crise entre os dois, o gabinete de Caldeira deixou o andar de Paes, situação que piorou com as filiações do governador Cláudio Castro e do ex-presidente Jair Bolsonaro ao PL.

A tensão escalou em abril de 2022, quando o prefeito removeu seu vice do principal grupo de WhatsApp da prefeitura, deixando Caldeira isolado.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/isolado-vice-prefeito-do-rio-nilton-caldeira-defende-guarda-municipal-armada-para-a-cidade/