A rede municipal de saúde do município de Itaboraí, na Região Metropolitana, poderá adquirir seu primeiro mamógrafo em 2025. O investimento se tornou possível por conta de uma emenda impositiva do deputado estadual Guilherme Delaroli (PL).
Para a compra do equipamento, o município receberá pouco mais de R$ 1 milhão. A prefeitura é administrada pelo irmão do parlamentar, Marcelo Delaroli, que se reelegeu para o segundo mandato nas eleições de outubro.
Segundo o deputado, hoje muitas mulheres que necessitam realizar o exame de mamografia precisam se deslocar para outros municípios, pois a rede pública municipal não dispõe do aparelho.
“A compra de um mamógrafo é importante para atender a grande demanda de mulheres que vão passar a ter acesso ao equipamento no próprio município. A mamografia é o principal exame para o diagnóstico do câncer de mama”, lembra o deputado.
Delaroli diz ainda que o recurso terá que ser repassado à prefeitura em 2025, pois por se tratar de emenda impositiva, é incluída como despesa obrigatória no orçamento estadual.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/itaborai-podera-ter-primeiro-mamografo-na-rede-municipal-de-saude/