31 de março de 2025
“Janja vai andar para onde ela quiser”: Lula reage a
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, durante uma coletiva de imprensa realizada neste sábado (29), no Vietnã. Ele afirmou que Janja continuará fazendo “o que ela quiser” e destacou que “a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa”. As declarações surgem em resposta às críticas da oposição sobre a viagem de Janja a Paris, onde ela discursou como chefe da delegação brasileira na cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G).

“Ela vai continuar fazendo o que ela faz, porque a mulher do presidente Lula não nasceu para ser dona de casa. Ela vai estar aonde ela quiser, vai falar o que ela quiser, e vai andar para onde ela quiser. É assim que eu acho que é o papel da mulher”, disse Lula, enfatizando a autonomia da primeira-dama.

Janja já havia sido recebida com deferência pelo presidente francês, Emmanuel Macron, em sua visita anterior à capital francesa, em julho de 2024, para a abertura das Olimpíadas. Lula afirmou que Janja não viajou “escondida” e que as irresponsabilidades da oposição não merecem uma resposta. “Sinceramente, eu não respondo à oposição nesse assunto. A Janja tem maioridade suficiente para responder àquilo que é sério. Aquilo que é molecagem, fake news, irresponsabilidade, não precisa responder; a história vai julgar. E a Janja foi oficialmente me representando”, explicou o presidente.

Ele também ressaltou que a primeira-dama não é “clandestina” e que sua viagem a Paris ocorreu a convite de Macron. “Ela não faz viagem apócrifa; ela faz viagem porque foi convidada para discutir a aliança global contra a fome e a pobreza. Fiquei muito orgulhoso quando ela foi lembrada pelo Macron e convidada a falar de um assunto que eu poderia ser convidado, que poderia ser convidado de outras pessoas”, comentou.

O governo brasileiro custeou a estadia de Janja em Paris durante as Olimpíadas, totalizando R$ 203,6 mil. Em fevereiro deste ano, a primeira-dama também viajou a Roma para um evento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário (Fida), com passagens aéreas que custaram R$ 34,1 mil. Após as críticas à primeira-dama, a Advocacia-Geral da União (AGU) está elaborando um parecer para definir a atuação do cônjuge dos presidentes da República em eventos institucionais.

Com informações do Estado de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/janja-vai-andar-para-onde-ela-quiser-lula-reage-a-criticas-e-defende-participacao-de-primeira-dama-em-eventos/