2 de abril de 2025
Jean Wyllys foi espionado pela Abin por causa de críticas
Compartilhe:

Um agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) admitiu à Polícia Federal que monitorou o ex-deputado Jean Wyllys por suspeita de envolvimento em uma série de críticas ao então presidente Jair Bolsonaro publicadas na rede social X (antigo Twitter). A declaração faz parte da investigação sobre o uso indevido da Abin para monitoramento de opositores do ex-mandatário, segundo informações do jornal O Globo.

No depoimento, o servidor da Abin afirmou que recebeu a ordem de um diretor da agência para consultar um número de telefone atribuído a Wyllys. Para isso, foi utilizado o programa israelense First Mile, ferramenta capaz de rastrear a localização de celulares em tempo real.

A justificativa para o monitoramento era a suposta ligação do ex-deputado com postagens críticas a Bolsonaro. Além disso, outros números relacionados a Wyllys também foram analisados, mas pertenciam a familiares dele. A operação, no entanto, foi interrompida após uma entrevista do ex-parlamentar na qual ele revelou estar em Barcelona, impossibilitando a comprovação de sua participação na campanha contra o então presidente.

O uso do First Mile para espionar opositores políticos do governo Bolsonaro foi revelado em 2023. A informação sobre o monitoramento de Jean Wyllys já havia vindo à tona anteriormente, mas o motivo específico para a espionagem só foi esclarecido agora.

Com informações do Diário do Centro do Mundo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/jean-wyllys-foi-espionado-pela-abin-por-causa-de-criticas-a-bolsonaro-revela-agente/