Um menino de apenas 13 anos foi identificado como o responsável pela inserção fraudulenta dos dados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sistema de filiação do Partido Liberal (PL), vinculado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O caso foi revelado nesta quarta-feira (30) pela Polícia Federal, após uma operação na cidade de Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul, um município com menos de 20 mil habitantes.
Segundo a Polícia Federal, a operação “Infiliatio” foi deflagrada para investigar a inclusão indevida de Lula como filiado ao PL, descoberta em julho de 2023 e revertida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mesmo ano. A fraude foi realizada por meio de um formulário no site do PL, onde foram preenchidos intencionalmente dados pessoais e políticos do presidente, junto a uma selfie e documentos, permitindo que o pedido passasse por moderação e fosse aprovado.
A investigação inicial começou quando o TSE detectou a irregularidade e encaminhou uma notícia-crime à PF, que agiu para identificar o autor. No entanto, não houve invasão ao sistema FILIA do TSE; a inserção ocorreu por preenchimento manual e intencional.
Os responsáveis pela aprovação da falsa filiação, incluindo um funcionário do PL, também estão sendo investigados para verificar falhas na moderação. A PF aponta que, dependendo do andamento das apurações, os envolvidos poderão responder por crimes como falsidade ideológica e falsa identidade.
Com informações de Revista Fórum
Fonte: https://agendadopoder.com.br/jovem-de-13-anos-e-o-autor-da-falsa-filiacao-de-lula-ao-pl-informa-policia-federal/