
“O primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça (25) terá na plateia a presença de familiares de dois dos maiores símbolos das vítimas da ditadura militar brasileira: o jornalista Vladimir Herzog e a estilista Zuzu Angel.
PESO DA HISTÓRIA
Ivo Herzog, filho do jornalista, embarcou para Brasília com seu filho, Lucas Herzog, de 27 anos, o neto mais velho de Vlado, como ele era conhecido.
HISTÓRIA 2
“Decidi ir ao julgamento porque é um momento histórico. Pela primeira vez no Brasil agentes do Estado serão processados por atentarem contra a democracia”, afirma Ivo.
HISTÓRIA 3
Ele diz que há um outro dado simbólico: neste ano se completam 50 anos do assassinato de Vlado.
PELO FUTURO
A jornalista Hildegard Angel, filha de Zuzu, afirma que tem “uma obrigação histórica, humana e pessoal de estar no julgamento. Pelos mortos, desaparecidos e os que têm vida a viver. Não é possível que o Brasil repita uma anistia equivocada e perversa”, afirma ela, referindo-se à Lei da Anistia, que permitiu que militares envolvidos em assassinatos e torturas no período da ditadura jamais fossem julgados.
NA CARNE
Ex-preso político e ex-ministro de Direitos Humanos de Lula, Paulo Vannuchi teve seu primo preso e assassinado na ditadura. Ele também estará no STF na abertura do julgamento.
NA CARNE 2
“É importante que lá estejam pessoas preocupadas com a democracia”, afirma ele. “Na votação do impeachment de Dilma [Rousseff, em 2015], Bolsonaro homenageou sonoramente o maior chefe da tortura, Brilhante Ustra”, lembra ele.
SÍMBOLO
A presença de familiares de presos, mortos e desaparecidos, afirma, “será de um simbolismo extraordinário”.
SÍMBOLO 2
Advogados como Belisário dos Santos Jr. também estarão na plateia, mesmo sem ter cliente julgado, por também considerar o julgamento histórico.”
Informações e texto da repórter Mônica Bergamo, em sua coluna na Folha de São Paulo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/julgamento-de-bolsonaro-no-stf-tera-presenca-de-filhos-de-herzog-zuzu-angel-e-de-ex-presos-politicos/