12 de dezembro de 2024
Justiça Eleitoral arquiva processo de caixa 2 que envolvia Marta
Compartilhe:

A Justiça Eleitoral decidiu arquivar o processo que tinha como base a delação de Adir Assad (foto), operador da construtora CCR que envolveu dezenas de políticos acusados de receber dinheiro por meio de caixa dois para suas campanhas eleitorais. Entre eles estavam Marta Suplicy, Gilberto Kassab e Aloizio Mercadante.

ARQUIVO MORTO

Os fatos teriam ocorrido entre 2009 e 2013. As investigações foram abertas em 2019, e o caso era um dos últimos que ainda tramitavam no Judiciário. O Ministério Público chegou a pedir que ele fosse enviado à Justiça comum para a apuração de crimes diversos dos eleitorais. Mas o juiz Antônio Maria Patiño Zorz negou o pleito.

ARQUIVO 2

“A tramitação deste feito por prazo desarrazoado constitui situação de flagrante constrangimento ilegal aos investigados, que deve ser imediatamente reparada através do trancamento do inquérito policial”, afirmou ele.

ARQUIVO 3

“A situação de ilegalidade acima mencionada se torna ainda mais evidente quando se analisa a absoluta ausência de suporte probatório” das acusações feitas na delação.

ARQUIVO 4

Na decisão, ele ainda afirma que uma delação é meio de obtenção de provas, mas não pode substituí-las..

Informações da repórter Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de São Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/justica-eleitoral-arquiva-processo-de-caixa-2-que-envolvia-marta-suplicy-kassab-e-mercadante/