
O Tribunal de Apelação de Roma realiza, nesta quarta-feira (13/8), a primeira oitiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro. Segundo informa reportagem do portal Metrópoles, a audiência ocorre duas semanas após a prisão da parlamentar e sua apresentação inicial à Justiça italiana.
Zambelli foi detida em 29 de julho, após o deputado italiano Angelo Bonelli comunicar às autoridades a sua localização em um hotel de Roma. Desde então, está custodiada no Instituto Penitenciário de Rebibbia, na periferia da capital italiana, onde permanecerá até o desfecho do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que estão em andamento todas as providências para atender ao pedido de extradição formulado pelo Brasil.
Foragida desde maio, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão no caso de invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Defesa deve alegar problemas de saúde
Na audiência desta quarta-feira, a defesa da deputada pretende destacar seu histórico médico. Segundo João Hélio, pai da parlamentar, ela sofre de mais de dez doenças, entre elas a síndrome da taquicardia postural ortostática — condição que afeta o sistema nervoso e provoca aceleração anormal dos batimentos cardíacos. A doença já havia levado à internação de Zambelli em 2024.
A informação sobre a realização da audiência foi confirmada pelo Ministério da Justiça brasileiro ao STF, após consulta às autoridades italianas.
Com a tramitação do caso na Corte de Apelação, caberá à Justiça italiana decidir se acata ou não o pedido de extradição apresentado pelo Brasil, enquanto Zambelli permanece em regime fechado no presídio romano.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/justica-italiana-ouve-carla-zambelli-nesta-quarta-em-processo-de-extradicao-solicitado-pelo-brasil/