![Kassab volta atrás em menosprezar Lula para 2026 e agora](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Kassab-volta-atras-em-menosprezar-Lula-para-2026-e-agora-1024x683.jpg)
O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, recuou sobre a declaração que deu na semana passada de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se reelegeria se a eleição de 2026 fosse hoje.
“Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa sobre a eleição. Ele ainda pode reverter o cenário. Ele é forte”, disse em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast nesta quinta-feira, 6, durante a Premiação Outliers Infomoney.
A fala do presidente do PSD causou muita repercussão porque seu partido possui três ministérios no governo federal – Minas e Energia, Agricultura e Pesca. O próprio presidente respondeu à declaração, afirmando que “começou a rir quando olhou para o calendário e viu que a eleição não é hoje.”
Lula teria se irritado com a fala do secretário e cobrado o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, filiado à legenda, para procurá-lo e evitar que falas como essa se repetissem.
Kassab também disse na ocasião que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é “fraco” e que isso seria um “péssimo indicativo” para um governo durante o evento em questão. “O que eu disse deu muita repercussão, não era para tanto. Era apenas algo relacionado à postura dele no governo”, afirmou.
Ainda sobre as eleições de 2026, o secretário garantiu que não quer ser candidato a vice-governador na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para ele, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado (PL), é um “excelente nome” para o cargo hoje ocupado por Felicio Ramuth do PSD.
Presidente do PSD diz que reforma ministerial não faz diferença para o partido
Na conversa, Gilberto Kassab, afirmou que a reforma ministerial pretendida por Lula “não faz diferença” para o partido. “Nossa torcida é que o presidente Lula faça um bom governo para o Brasil”, disse durante painel. Lula pretende manter nos ministérios apenas partidos que devem continuar na base de apoio do governo nas eleições de 2026.
Com informações do jornal Estado de São Paulo, Estadão
Fonte: https://agendadopoder.com.br/kassab-volta-atras-em-menosprezar-lula-para-2026-e-agora-diz-que-petista-e-forte-e-pode-reverter-cenario/