![Lei da Ficha Limpa serve apenas para perseguir a direita,](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Lei-da-Ficha-Limpa-serve-apenas-para-perseguir-a-direita.png)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a Lei da Ficha Limpa nesta sexta-feira (7), enquanto seus aliados no Congresso pressionam pela redução do tempo de inelegibilidade de oito para dois anos. Segundo Bolsonaro, a norma tem sido usada para atingir políticos conservadores.
“A Lei da Ficha Limpa, hoje em dia, serve apenas para perseguir os políticos de direita”, afirmou. Ele comparou sua inelegibilidade ao caso da ex-presidente Dilma Rousseff, que manteve seus direitos políticos após o impeachment, e ao do presidente Lula, que pôde concorrer assim que saiu da prisão, informa Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Bolsonaro está impedido de disputar eleições até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por abuso de poder político ao reunir embaixadores, em 2022, para questionar a segurança das urnas eletrônicas. “Dilma Rousseff foi cassada pelo Congresso, e no final resolveram fazer uma gambiarra, permitindo que ela pudesse continuar com seus direitos políticos, mas a pena acessória é inelegibilidade por oito anos. Com Jair Bolsonaro, qual o crime? Reunir embaixadores?”, questionou.
Ele também citou a inelegibilidade do empresário Luciano Hang, condenado até 2030 por abuso de poder econômico, mesmo sem nunca ter disputado eleições. “Fizeram uma medida preventiva, para que ele nem sonhasse a disputar uma vaga pro Senado”, criticou.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lei-da-ficha-limpa-serve-apenas-para-perseguir-a-direita-diz-bolsonaro/