
Se ainda não obteve a renovação de sua concessão, a ser analisada em 2026, a Light já conseguiu o apoio da classe política fluminense. Em reunião nesta sábado, 15, o board da empresa, capitaneado pelo acionista majoritário, Nélson Tanure, fez longa e detalhada explanação sobre as mudanças já implementadas e o robusto plano de investimentos que chega a R$ 11 bilhões nos próximos anos.
Com a participação também do CEO da distribuidora, Alexandre Nogueira, e do presidente do Conselho Administrativo, Hélio Costa, o encontro contou com a presença de prefeitos dos municípios atendidos pela empresa. Foi organizado pelo ex-governador Pezão (prefeito de Piraí) e pelo secretário de Assuntos Federativos de Lula, André Ceciliano, que fraqueou as dependências de seu sítio em Mendes para receber o grupo.
– A empresa fez uma explanação consistente sobre os avanços verificados até aqui e sobre seu vigoroso plano de investimentos. Todos saíram bem impressionados com o projeto e com a disposição da distribuidora de recuperar a excelência na prestação de serviços que marca a história da empresa no Rio – comentou Pezão.
Não foram apenas os prefeitos do interior que estiveram presentes. Eduardo Paes chegou um pouco atrasado mas a tempo de usar a palavrar para se congratular com a exposição de Nélson Tanure e Alexandre Nogueira.
Entre os convidados, estavam presentes também deputados federais do Rio integrantes da Comissão de Minas e Energia. Max Lemos (PDT) usou a palavra para enaltecer o projeto da empresa, destacando a postura democrática e aberta da corporação em dialogar com as lideranças fluminenses.
– A Light pode contar com o meu apoio. É uma corporação séria, que tem em seu comando pessoas do Rio, comprometidas com o futuro de nosso estado, como o empresário Nélson Tanure – destacou.
O parlamentar enfatizou que o caso da Light é totalmente diverso da Enel, que, segundo ele, não atende minimamente aos consumidores fluminenses e não se abre ao diálogo franco e aberto com a sociedade. Max fez críticas ao ministro Alexandre Silveira, responsabilizando-o pela não retomada das obras de Angra 3.

Já o deputado Hugo Leal enfatizou que são necessárias mudanças no modelo de concessão, de modo a garantir a participação dos municípios na fiscalização e controle dos serviços prestados. Ele fez críticas a agência reguladora Aneel por sua incapacidade de aferir in loco a qualidade dos serviços.
Estiveram presentes os prefeitos Eduardo Paes, Antônio Neto (Volta Redonda), Kátia Miki (Barra do Piraí), Pezão (Piraí), Luciano Muniz (Pinheiral). Joa (Três rios), Rosi Silva (Vassouras), Aluisio DElias (Quatis) e Andrezinho Ceciliano (Paracambi).
Entre os parlamentares federais, estavam presentes Benedita da Silva, Júlio Lopes, Max Lemos e Laura Carneiro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/light-apresenta-plano-de-investimentos-a-prefeitos-e-liderancas-politicas-do-rio/