
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), rechaçou nesta quarta-feira (7) a existência de qualquer acordo entre o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e a oposição para pautar projetos como a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado. A declaração foi dada em resposta ao anúncio feito pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), que havia afirmado, em coletiva de imprensa, que o acordo já estava fechado e que as matérias seriam discutidas na próxima semana.
“Não vamos votar a anistia. Isso está fora. Eles falam isso aqui porque estão tentando criar uma justificativa para a base deles, porque tiveram que recuar aqui”, afirmou Lindbergh.
PT vai acionar Conselho de Ética contra opositores
O líder petista também disse que irá apresentar representações ao Conselho de Ética contra os parlamentares que participaram da ocupação do plenário da Câmara, durante os protestos desta semana.
“Não há negociação com o que essa turma fez”, declarou.
A ocupação começou na noite de terça-feira (5), quando deputados e senadores da oposição subiram à mesa diretora do plenário em protesto contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os manifestantes exigem que sejam pautados o projeto de anistia e o pedido de impeachment contra Moraes.
A ação se estendeu por mais de 24 horas e também foi reproduzida no Senado. Segundo governistas, Hugo Motta garantiu que não houve qualquer acordo com a oposição para atender às demandas do grupo.
Sessão foi retomada em meio a tumulto
Após tentativas frustradas de negociação com os manifestantes, a Presidência da Câmara decidiu editar um ato estabelecendo que a sessão deliberativa seria iniciada às 20h30 desta quarta-feira, com ou sem a liberação da mesa diretora. Quando Hugo Motta assumiu o comando da sessão, o ambiente era de forte tensão. Gritos, vaias e empurrões marcaram os primeiros minutos da retomada dos trabalhos.
Leia mais:
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lindbergh-nega-acordo-por-anistia-e-promete-acionar-conselho-de-etica-contra-deputados-da-oposicao-que-obstruiram-plenario/