21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu liberar todos os parlamentares para trabalharem de forma remota na próxima semana, em virtude dos festejos de São João. Essa mesma medida já havia sido adotada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Durante toda a semana, de segunda-feira a sexta-feira, os deputados poderão participar das votações de maneira virtual, sem a necessidade de se deslocarem até Brasília. O pedido inicial para essa liberação partiu da bancada do nordeste da Câmara, mas foi estendido para todo o plenário.

Curiosamente, o próprio presidente Arthur Lira não permanecerá em Brasília durante esse período. Ele estará em Lisboa, participando de um seminário jurídico promovido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Além de Lira, outros parlamentares também devem acompanhar o evento na capital portuguesa.

Essa decisão de conceder uma semana de trabalho remoto aos parlamentares já era aguardada, e segue uma medida semelhante adotada em abril, quando a Câmara ficou uma semana sem sessões em comissões e no plenário. O recesso informal foi acordado entre Arthur Lira e os líderes partidários, que solicitaram a extensão do feriado da Páscoa.

O objetivo declarado foi permitir que os parlamentares dediquem tempo às negociações eleitorais durante a última semana de janela partidária.

Com informações de O Globo.

O post Lira e Pacheco liberam parlamentares por uma semana para participarem das festas de São João apareceu primeiro em Agenda do Poder.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lira-e-pacheco-liberam-parlamentares-por-uma-semana-para-participarem-das-festas-de-sao-joao/