O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encerrou nesta quinta-feira (19) sua gestão após dois mandatos consecutivos à frente da Casa. Durante a sessão final, marcada pela aprovação de medidas do pacote de corte de gastos proposto pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Lira recebeu homenagens de lideranças de diferentes espectros políticos. Tanto petistas quanto bolsonaristas destacaram sua habilidade no diálogo e na condução dos trabalhos legislativos ao longo dos últimos quatro anos.
Hugo Motta (Republicanos-PB), apontado como o favorito para sucedê-lo no próximo ano, também fez uma despedida do aliado, reforçando a parceria construída ao longo do período.
Em seu discurso final no plenário, Lira afirmou que está preparado para retornar às atividades regulares como deputado. “Não terei problemas em voltar a atuar no ‘chão da fábrica’ da Câmara”, declarou, sinalizando sua disposição para continuar contribuindo com os trabalhos legislativos mesmo fora da presidência.
– Tudo o que vivemos nesta Casa é muito intenso, eu admiro muito, nos momentos bons e ruins, por tudo o que proporciona ao Brasil. É uma casa diversa, que faz com que as oportunidades sejam traduzidas em crescimento para o Brasil. Eu não encerro nenhum ciclo aqui, a gente sempre se renova. Eu não tenho problemas em voltar a atuar no chão da fábrica, que é sempre onde sempre gostei de atuar. Sou nordestino, gosto de matar um novo leão por dia. O problema para nós, nordestinos, é matar o mesmo leão todo dia – afirmou, antes de ser aplaudido pelos presentes.
Líderes homenageiam
Líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE) agradeceu pelos diálogos ao longo dos últimos anos.
– A despeito de qualquer embate, te respeito muito. Termino dizendo que lhe agradeço pelo respeito e parceria. Fica aqui a minha admiração e agradecimento em nome do governo Lula.
Mais cedo, o líder do PL, partido de Jair Bolsonaro, na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), o parabenizou pelo período.
– O seu nome está na história, foi um grande presidente, que ajudou o governo Bolsonaro e hoje, com a esquerda no poder, sempre manteve o diálogo aberto com a oposição. Meu sentimento é de gratidão – afirmou.
Favorito para suceder a Lira na presidência, Hugo Motta também reconheceu os trabalhos do presidente.
– Hoje é um dia de reconhecimento ao seu legado a esta Casa. Seu trabalho, firmeza e objetivo de consensos, sempre honrando a nossa confiança precisam ser reconhecidos. Foram muitas conquistas para o crescimento econômico e social da nação. Parabéns pelo brilhante trabalho – disse.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lira-encerra-mandato-na-presidencia-da-camara-apos-dois-mandatos-e-aprovacao-do-pacote-fiscal-do-governo/