27 de agosto de 2025
Lula acusa Eduardo Bolsonaro de traição à pátria e defende
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (26) que o Congresso Nacional precisa discutir a cassação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de agir contra os interesses do país. O parlamentar, que está nos Estados Unidos desde março, após pedir licença de 122 dias do mandato, vem atuando junto a autoridades norte-americanas para defender sanções contra o Brasil.

Para Lula, o comportamento do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro representa “possivelmente, uma das maiores traições que uma pátria pode sofrer de um de seus filhos”. O presidente criticou duramente Eduardo, dizendo que ele “deveria ter sido expulso da Câmara” e acusando-o de “insuflar com mentiras e hipocrisia um outro Estado contra o Estado nacional do Brasil”.

Lula ressaltou que a reação deve ser política e não apenas governamental: “Vamos ter que fazer disso uma frente de batalha no campo da política, para que esse país seja respeitado”. A declaração foi feita durante a abertura da segunda reunião ministerial de 2025.

Na semana passada, Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. As investigações apontam que o deputado atuou junto ao governo de Donald Trump para pressionar por medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo Tribunal Federal.

Entre as consequências, Trump anunciou, em 6 de agosto, uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros. A medida foi uma retaliação às decisões do governo brasileiro que, segundo a Casa Branca, prejudicaram grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, além de ser uma resposta ao julgamento de Jair Bolsonaro por sua suposta tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-acusa-eduardo-bolsonaro-de-traicao-a-patria-e-defende-abertura-de-processo-de-cassacao/