8 de fevereiro de 2025
Lula adia reforma ministerial para fevereiro após votação do Orçamento
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu que a aguardada reforma ministerial será realizada somente depois da votação do Orçamento da União, prevista para a primeira semana de fevereiro. O Congresso Nacional retoma suas atividades no dia 1º de fevereiro, com a eleição dos presidentes e das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, eventos que Lula pretende observar antes de definir os ajustes no governo, informa Guilherme Amado, em PlatôBR.

Até o momento, o presidente não anunciou mudanças significativas na Esplanada dos Ministérios, exceto pela demissão de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Pimenta ainda não foi confirmado em um novo cargo.

Durante reunião na segunda-feira (27), Lula reforçou cobranças a ministros, mas não deu sinais de mudanças imediatas. A saída do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que havia pedido demissão em dezembro, só deve ocorrer após o processo de reforma ministerial ser concluído.

A principal expectativa recai sobre os ministérios ocupados por quadros do PT, que poderão ser sacrificados para acomodar aliados do Centrão. Esse movimento visa consolidar o apoio político no Congresso, garantindo maior governabilidade para o restante do mandato.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-adia-reforma-ministerial-para-fevereiro-apos-votacao-do-orcamento/