![Lula afirma a prefeitos que País só será desenvolvido se](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Lula-afirma-a-prefeitos-que-Pais-so-sera-desenvolvido-se.jpg)
Na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta terça-feira (11), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o relacionamento republicano de seu governo com prefeitos e governadores que, independente de posição ideológica e partido político, têm acesso a recursos do Governo Federal.
“Quero que vocês tenham a confiança e a certeza absoluta que, enquanto eu for presidente da República, nenhum prefeito e prefeita será discriminado por não ser do meu partido, porque não votou em mim, porque falou mal de um ministro. Todos têm direito porque todos foram eleitos e todos representam o povo. Fazemos a coisa não para o governador ou prefeito, mas para o povo da cidade que votou democraticamente”, disse Lula.
O presidente afirmou que o trabalho conjunto entre os entres federados é condição para o bem-estar da população e o crescimento do Brasil.
“Voltei a governar este País com a responsabilidade de provar, mais uma vez, que esse País tende a ser altamente desenvolvido e ele só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre e não há cidade rica com estado pobre. É preciso que haja compartilhamento das coisas entre o Governo Federal e o governo municipal”.
Ele citou o Pac Seleções como uma prova de que o governo não escolhe ideologicamente cidades que vão receber recursos federais. Lula explicou que são selecionados os municípios que apresentam o melhor projeto e os com mais necessidade de que a obra seja executada.
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas reúne gestores municipais de todo o País com o objetivo de aproximar as prefeituras dos programas do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo. Com o tema “A cidade que queremos está em nossas mãos”, o evento busca incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal, estimulando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.
Nos três dias, prefeitos e prefeitas, vices, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias, técnicos(as) e gestores(as) terão a oportunidade de ampliar parcerias e investimentos federais nos municípios e de se capacitarem em programas e ações para a captação de recursos. Serão diversos painéis em torno dos temas de desenvolvimento social, sustentabilidade e inovação e cidades inteligentes.
Novos gestores — Nas últimas eleições municipais, 5.568 municípios do País elegeram novos representantes para o mandato de 2025 a 2028. O processo de transição é fundamental para fortalecer a colaboração entre o Governo Federal e os municípios e dar continuidade às políticas.
Os gestores municipais terão conexão direta com ministérios e outros órgãos, como FNDE, Ibama, Iphan, Receita Federal, Serpro, SEBRAE e Correios. Bancos públicos, como CAIXA, Banco do Brasil e BNDES, farão atendimentos presenciais.
O evento é uma iniciativa da Presidência da República, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/PR), e com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) destacou a importância de integrar os municípios às políticas federais. “Queremos, com apoio dos municípios, identificar onde é necessário investir. Nossa prioridade é a população e suas demandas. Queremos ampliar os investimentos, dar continuidade ao trabalho já em andamento e celebrar novas frentes de investimentos”, afirmou o ministro.
O encontro acontece num espaço de 6.200 m² no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com previsão de receber mais de 20 mil pessoas. No local, os visitantes poderão participar de mais de 100 conferências e de 60 oficinas, nos diferentes auditórios. Haverá também uma área externa, com espaços para apresentações artísticas e para interação e relacionamento dos convidados.
Entre as maiores inovações do encontro está o Espaço PREFEITAR, área interna e imersiva que simula situações reais da governança municipal, por meio de formas inovadoras de apresentação de programas, serviços, cases, vivências e oportunidades para os municípios. No espaço, o visitante vai mergulhar em salas que vão simular a vida real. A experiência permitirá ao visitante atuar na resolução de um problema municipal específico. Equipes de assistência técnica vão atuar na construção de soluções. Os temas serão ligados a tragédias climáticas e crise orçamentária.
As atividades previstas na programação estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seis eixos temáticos: Boa Governança, Sistemas Informatizados e Serviços; Programa e Ações do Governo Federal; Governança Climática; Assistência Técnica – Transferências Governamentais; Lideranças Femininas; e o Pacto Federativo Brasileiro.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-afirma-a-prefeitos-que-pais-so-sera-desenvolvido-se-as-cidades-forem-desenvolvidas/