12 de fevereiro de 2025
Lula afirma que passará a faixa em caso de derrota:
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12) que respeitará o resultado das eleições de 2026 e que, caso não seja reeleito, passará a faixa presidencial ao vencedor. “Não quero fugir para Miami, não quero deixar de colocar uma faixa no presidente que ganhar as eleições, não. Quero respeitar o resultado eleitoral e, se alguém ganhar, vou lá entregar a faixa”, declarou em entrevista à Rádio Diário FM, de Macapá.

A fala foi uma crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, após perder a eleição de 2022, viajou para Orlando, nos Estados Unidos, e não compareceu à cerimônia de posse de Lula. O petista reforçou seu compromisso com a democracia e afirmou que deseja concluir o mandato cumprindo suas promessas.

“Eu tenho dois anos muito primorosos na minha vida. Talvez os dois anos mais importantes da minha vida porque eu acho que preciso entregar tudo aquilo que prometi para o povo. E eu quero entregar porque eu quero sair de cabeça erguida como eu entrei, de cabeça erguida descer a rampa e cumprimentar o povo”, disse.

Pesquisas indicam que hoje Lula seria reeleito

Embora algumas pesquisas mostrem queda em sua popularidade, Lula minimiza o debate sobre 2026 e considera cedo para discutir o pleito. Levantamentos recentes indicam que ele venceria no primeiro turno contra adversários como Tarcísio de Freitas, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal. Em cenários de segundo turno, o petista também aparece à frente, mas com margem mais apertada.

Em resposta às declarações de Lula, Fábio Wajngarten, ex-ministro da Secom e assessor de Bolsonaro, afirmou à CNN que o presidente “fica bravateando” e “vivendo no passado” por não ter resultados a mostrar. “De forma que contraria sua própria fala da semana passada, quando criticou as bravatas do Trump, ele, Lula, não consegue sequer criar marca e propósito em sua gestão”, declarou.

Com informações de CNN Brasil

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-afirma-que-passara-a-faixa-em-caso-de-derrota-nao-quero-fugir-para-miami/