Nas últimas três semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou sobre o futuro da Petrobras com o ex-presidente estatal Sergio Gabrielli, que comandou a empresa entre 2005 e 2012, de acordo com auxiliares de Lula. O presidente também trocou impressões sobre a Petrobras com a ex-presidente Dilma Rousseff, segundo integrantes do Palácio do Planalto.
O presidente manteve essas conversas com Gabrielli e Dilma, dois de seus conselheiros, antes de retirar Jean Paul Patres do comando da empresa.
Segundo o entorno do presidente, estava claro que Jean Paul seria demitido do cargo. Afirmam, no entanto, que Lula aguardava um momento calmo para trocar o comando da empresa, sem que a Petrobras estivesse em alguma crise, como ocorreu com o embate dos dividendos em março.
A decisão foi comunicada a Prates um dia após a divulgação balanço trimestral da empresa e enquanto o governo está empenhado em uma força-tarefa de respostas as enchentes do Rio Grande do Sul.
Escolhida como presidente da Petrobras, Magda Chambriard é considerada um nome de perfil técnico e que terá uma postura mais disciplinada no comando da empresa.
No Planalto, Jean Paul, que é ex-senador do Rio Grande do Sul, era visto como um nome político, que criava crises em série dentro da empresa e mantinha uma relação tensa com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-aguardou-melhor-momento-e-conversou-com-sergio-gabrielli-e-dilma-roussef-antes-de-trocar-comando-da-petrobras/