15 de novembro de 2024
Lula anuncia que reconhecerá resultado das eleições americanas assim que
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja reconhecer prontamente o vencedor das eleições americanas assim que o resultado for anunciado, seja o republicano Donald Trump ou a democrata Kamala Harris, segundo fontes próximas. Essa postura contrasta com a adotada por Jair Bolsonaro (PL) em 2020, quando ele levou 38 dias para reconhecer a vitória de Joe Biden sobre Trump, justificando que aguardava a ratificação do Colégio Eleitoral.

Nos Estados Unidos, é comum que o resultado seja aceito com base em projeções de institutos e da mídia, uma vez que não há uma autoridade eleitoral nacional centralizada. Lula, que já declarou apoio a Harris, acredita que o resultado da eleição americana pode influenciar mais o eleitorado brasileiro do que a recente eleição municipal. Em especial, o presidente avalia que uma vitória de Trump fortaleceria o bolsonarismo no Brasil, segundo informações de Roseann Kennedy, da Coluna do Estadão.

A assessoria internacional da Presidência da República, liderada por Celso Amorim, não escalou um integrante para estar em solo americano nesta semana.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-anuncia-que-reconhecera-resultado-das-eleicoes-americanas-assim-que-for-divulgado-independente-do-vencedor/