17 de julho de 2025
Lula cobra mobilização da esquerda em 2026 e pede mais
Compartilhe:

Durante discurso no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado nesta quinta-feira (17) em Goiânia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que a esquerda se mobilize para ampliar sua representação no Congresso Nacional nas eleições de 2026. A fala foi acompanhada de duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo Lula, a atual composição do Legislativo — com cerca de 140 deputados e 12 senadores alinhados à esquerda — limita a governabilidade e dificulta a aprovação de pautas prioritárias para o governo. “É preciso o PT se perguntar: ‘por que o PT é capaz de eleger um presidente da República cinco vezes e só fazer 70 deputados federais?’”, questionou. Ele reforçou que a esquerda deve estabelecer metas claras para o próximo pleito: “Se não mudarmos a estratégia, vamos ter sempre dificuldade.”

Acusação de traição contra Bolsonaro

Lula ainda responsabilizou Jair Bolsonaro pela nova tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros. De acordo com o presidente, o ex-chefe do Executivo atuou contra os interesses nacionais ao apoiar a medida. “Esse patriota é falso. Vamos tomar a bandeira verde e amarela, ela vai voltar a ser do povo brasileiro. O Bolsonaro que abrace a bandeira norte-americana, transfira o título para lá e vá votar lá.”

Ataques a Eduardo Bolsonaro

As críticas também se estenderam ao deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente nos Estados Unidos. Lula ironizou o movimento do parlamentar pela libertação do pai: “Fica com esse negócio de ‘liberta meu pai, liberta meu pai’. Eles têm que ser tratados como traidores do século 20 e 21.” E acusou a família Bolsonaro de não se importar com os prejuízos que a taxação americana pode causar à economia nacional.

A declaração reforça a escalada da tensão entre o Palácio do Planalto e o clã Bolsonaro, em meio às investigações sobre tentativa de golpe e às recentes medidas protecionistas dos EUA.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-cobra-mobilizacao-da-esquerda-em-2026-e-pede-mais-deputados-e-senadores-no-congresso/