21 de janeiro de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimentou Donald Trump pela posse para seu segundo mandato na Casa Branca. Em seu primeiro discurso logo após ser empossado, nesta segunda-feira (20), Trump declarou emergência nacional nas fronteiras do sul do país, segundo ele, para “impedir as entradas ilegais”.

“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. (…) Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso”, escreveu Lula no X.

Trump afirmou que pretende mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” e prometeu acabar com o que chamou de “política governamental de tentar fazer a engenharia social com a questão de gênero em qualquer aspecto da vida pública ou privada”.

— Minha vida foi salva por um motivo. Fui salvo por Deus para tornar a América grande novamente — disse Trump, referindo-se à tentativa de assassinato que ocorreu em um comício político na Pensilvânia no verão passado.

Falando sobre os “desafios” a serem enfrentados, Trump se referiu a uma “crise de confiança” com o governo, criticando a gestão atual. Ele atacou também o tema da imigração, que deve ser alvo de alguns de seus primeiros decretos.

Ele afirmou que a “soberania” do país será “reconquistada” e que a segurança será “restaurada”. Também disse que as “escalas da justiça” serão “reequilibradas”.

— Desse dia em diante, o nosso país irá florescer e ser respeitado novamente em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações e não vamos permitir que tirem vantagem de nós — disse Trump.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-cumprimenta-trump-em-nome-do-governo-brasileiro-que-contribua-para-um-mundo-mais-justo-e-pacifico/