17 de agosto de 2025
‘Aqui a gente planta comida, não ódio’ – Agenda do
Compartilhe:

Em meio a uma crescente tensão diplomática com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem direta a Donald Trump neste sábado (16), em um vídeo gravado no jardim do Palácio da Alvorada. No registro, feito pela primeira-dama Janja da Silva, Lula aparece plantando uma muda de uva — fruta brasileira atingida pelas novas tarifas americanas — e afirma: “Estou plantando comida, não violência e ódio”. Assista:

A ação simbólica ocorre após o governo Trump anunciar, no início de agosto, tarifas de 50% sobre diversos produtos brasileiros, entre eles café, frutas e carne. A medida foi justificada pelo republicano como uma resposta ao que chamou de “perseguição judicial” contra seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

“Espero que um dia você possa visitar a gente e possamos conversar para que você conheça o Brasil verdadeiro”, disse Lula, dirigindo-se diretamente a Trump. O vídeo foi publicado na conta oficial do presidente no Instagram.

Intervenção dos EUA

Além das tarifas, os EUA também impuseram sanções ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), e a outros sete ministros da Corte. Lula, por sua vez, reiterou apoio ao STF e afirmou que defenderá “a soberania do povo brasileiro”.

O julgamento de Bolsonaro está previsto para ocorrer entre os dias 2 e 12 de setembro. Caso seja condenado, o ex-presidente pode enfrentar até 40 anos de prisão.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-da-recado-a-trump-em-video-na-web-aqui-a-gente-planta-comida-nao-odio/