Após um encontro nessa segunda-feira (15) com quatro ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente Lula anunciou aos seus assessores que planeja buscar diálogo com outros membros da Corte Suprema, e até mesmo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com fontes próximas a Lula, ouvidas por Igor Gadelha, no Metrópoles, o presidente pretende agendar conversas com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Na segunda-feira, Lula participou de um jantar na residência do ministro Gilmar Mendes, ao lado de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O encontro ocorreu a convite dos magistrados.
O presidente da República foi acompanhado por dois de seus ministros: Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça, e Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU).
Durante o jantar, os ministros fizeram um apelo para que o governo assuma uma posição de defesa do STF diante do embate com membros do Congresso Nacional.
Os magistrados argumentam que o STF tem desempenhado um papel crucial na contenção de possíveis excessos e ameaças antidemocráticas da extrema direita, o que tem gerado uma reação contrária por parte do Congresso.
Apesar do apelo, Lula tem demonstrado, segundo aliados, uma postura de não interferência nos conflitos entre Legislativo e Judiciário, com receio de arrastar o governo para uma crise institucional.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-decide-procurar-outros-ministros-do-stf-e-do-stj-para-reforcar-dialogo-com-judiciario/