Deve ficar para o final desta semana a conversa por telefone entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação política na Venezuela.
Segundo auxiliares do mandatário brasileiro, a ligação só ocorrerá após o término da convenção do partido Democrata, que começou na segunda-feira (19/8) e segue até quinta-feira (22/8).
A conversa foi pedida por Biden e já foi aceita por Lula. Será a segunda vez que os dois chefes de estado falam sobre a eleição venezuelana. A primeira vez foi logo após o pleito, no final de julho.
Lula sobe o tom sobre a Venezuela
Na semana passada, Lula subiu o tom contra o presidente Nicolás Maduro, proclamado reeleito pelo CNE — órgão eleitoral oficial da Venezuela — no pleito do último dia 28 de julho. A oposição, por sua vez, se autodeclarou eleita e alegou ter obtido 70% dos votos — mas as supostas “provas” desta vitória foram questionadas.
O mandatário brasileiro afirmou que ainda não reconhece a vitória de Maduro pois as atas de votação não foram apresentadas e disse que o presidente venezuelano deve explicações ao mundo. O petista defendeu ainda a convocação de novas eleições no país vizinho. O mandatário também frisou que não existe ditadura na Venezuela, embora tenha classificado o regime como “desagradável”.
O CNE se justificou dizendo que as atas não foram apresentadas pois a eleição sofreu diversos ataques hackers.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-e-biden-devem-conversar-novamente-sobre-as-eleicoes-na-venezuela-apos-convencao-do-partido-democrata/