21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu o fim das sanções econômicas contra a Venezuela, em conversa por telefone com o presidente do país vizinho. Lula e Nicolás Maduro também trataram do pagamento da dívida que a nação possui com o Brasil, além do interesse de empresários brasileiros em investir na Venezuela.

Lula enfatizou, na conversa com Nicolás Maduro, sobre a necessidade de o pleito presidencial contar com ampla presença de observadores internacionais, para garantir a lisura do processo. Na avaliação de Lula, o fim das sanções econômicas permitirá que o processo eleitoral possa seguir em clima de confiança e entendimento.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que não irá enviar representante para atuar como observador do pleito, que deve acontecer em 28 de julho.

Lula declarou ao presidente venezuelano que empresários brasileiros manifestaram interesse em voltar a investir e fazer comércio com o país vizinho. Os dois presidentes iniciaram tratativas para a celebração de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e a renegociação da dívida bilateral. 

Ainda durante a conversa, que ocorreu nesta quarta-feira (5), Lula agradeceu o apoio da Venezuela à eleição da ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, à Presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (FILAC) e expressou o interesse de fortalecer a colaboração entre os dois países na proteção do Povo Yanomami na fronteira entre os dois países, em Roraima.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-e-maduro-conversam-sobre-eleicao-presidencial-na-venezuela/