21 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Lula convocou uma reunião urgente com os líderes do governo no Congresso para a próxima segunda-feira (19), no Palácio do Planalto. O objetivo é conter a crise entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF) após a suspensão dos repasses das “emendas Pix”, determinada pelo ministro Flávio Dino e referendada pelo plenário do STF, informa Paulo Cappelli, no Metrópoles.

A estratégia de Lula é alinhar as ações com os parlamentares e, posteriormente, reunir-se com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Líderes governamentais, como José Guimarães (PT-CE), Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (PT-AP), participarão dessa primeira reunião. A preocupação é que a crise prejudique o Planalto, resultando em um Orçamento mais restritivo que limite investimentos em projetos estruturantes, como o PAC, especialmente em um ano pré-eleitoral.

Há ainda o temor de que, se o impasse se prolongar, o Congresso possa encerrar 2024 sem aprovar o Orçamento de 2025, obrigando o Executivo a operar com liberação mensal de apenas 1/12 do valor previsto.

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do Orçamento de 2025, criticou a decisão do STF, afirmando que os congressistas foram “jogados às traças”. Ele garantiu que os repasses das emendas Pix continuarão no próximo ano e propôs que os gastos do Executivo e da Justiça sejam submetidos aos mesmos parâmetros de transparência.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), também reagiu e destravou a tramitação de projetos que restringem e até mesmo podem derrubar decisões do Supremo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-fara-reuniao-com-lideres-do-governo-no-congresso-para-conter-crise-entre-parlamento-e-stf/