20 de setembro de 2024
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já decidiu pela demissão de Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos, após o surgimento de diversas denúncias de assédio sexual e moral, incluindo uma acusação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Segundo fontes ligadas ao governo e ouvidas por Malu Gaspar, de O Globo, a questão agora é apenas como será conduzida a exoneração. Lula teria solicitado aos ministros próximos que busquem uma forma de saída honrosa para Almeida, sugerindo que ele peça para sair voluntariamente. Caso contrário, será demitido.

Anielle Franco, que seria uma das assediadas, só deve se pronunciar publicamente após a saída de Almeida. Fontes afirmam que as denúncias já eram de conhecimento da primeira-dama, Janja, e de outros ministros palacianos há semanas.

Janja, inclusive, compartilhou uma foto beijando Anielle nas redes sociais após a revelação das acusações, gesto que foi interpretado como um indicativo de que a permanência de Almeida no governo seria insustentável.

Silvio Almeida nega as acusações e já acionou o movimento Me Too na Justiça, após a organização confirmar ter recebido denúncias, sem divulgar nomes ou o número de vítimas.

Em uma reunião recente com ministros da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU), Almeida foi aconselhado a deixar o cargo, mas recusou, alegando ser vítima de um complô. O ministro teria, inclusive, mencionado a existência de mensagens trocadas com Anielle e um vídeo dos dois almoçando juntos, na tentativa de se defender das acusações.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-ja-decidiu-demitir-silvio-almeida-mas-gostaria-que-ele-pedisse-exoneracao/