24 de outubro de 2024
Mesmo com derrota em Araraquara, Edinho Silva segue sendo o
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu quando voltará a despachar do Palácio do Planalto. Por orientação médica, Lula tem realizado reuniões com ministros no Palácio da Alvorada, que é a residência oficial do presidente da República.

Lula retornará ao Planalto na sexta-feira (25), quando o Governo Federal assinará o acordo de repactuação de Mariana.

O evento, previsto para às 9h, deve contar com representantes do Governo Federal, dos movimentos sociais que representam os atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, Tribunal Regional Federal da 6ª região, além dos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

O Ministério Público Federal, além do Ministério Público e a Defensoria Pública dos dois estados também participaram das tratativas, e devem enviar representantes para a solenidade.

O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões, em parcelas, ao longo de 20 anos ao Governo Federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem.  

O acordo prevê, ainda, R$ 32 bilhões para o pagamento de obrigações de execução da Samarco, que pertence a Vale e a BHP, incluindo indenizações individuais, reassentamento e recuperação ambiental. 

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-ja-tem-data-para-voltar-ao-palacio-do-planalto-saiba-quando/