O relatório da Polícia Federal, divulgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), revelou detalhes de um plano golpista que incluía medidas excepcionais para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, interrompendo o processo de transição de governo. Segundo o documento, o plano foi articulado nos meses finais de 2022 e previa ações explícitas para anular as eleições e obstruir o funcionamento das instituições democráticas.
Entre as evidências destacadas, está o texto intitulado “Lula não sobe a rampa”, que, segundo a investigação, contém uma “clara alusão ao impedimento de que o vencedor das eleições de 2022 assumisse o cargo da presidência”.
O relatório aponta que o general Braga Netto desempenhou um papel central no plano, agindo com “clara intenção golpista, com o objetivo de subverter o Estado Democrático de Direito, utilizando uma interpretação anômala do art. 142 da CF, de forma a tentar legitimar o golpe de Estado”. Um plano foi apreendido com um assessor de Braga Netto.
A análise também inclui um diagrama manuscrito elaborado para organizar a execução do golpe, com o título “Operação 142”. O esquema descreve ações destinadas a restringir o funcionamento de órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a PF, o diagrama revela “diversas ações para de alguma forma obstruir as investigações que apuram a constituição de uma organização criminosa para tentar dar um golpe de Estado e abolir o Estado Democrático de Direito, mediante a restrição do exercício do poder judiciário, especialmente o STF e o TSE”.
Entre as estratégias listadas, estavam a mobilização de tropas nas ruas, discursos em cadeia nacional de rádio e TV, convocação de juristas e formadores de opinião, anulação de decisões do STF e interrupção do processo de transição. O documento evidencia a gravidade da tentativa de ruptura institucional, que não se concretizou devido à resistência das instituições democráticas.
Com informações de ICL Notícias e g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-nao-sobe-na-rampa-operacao-golpista-previa-tanques-na-rua-e-pronunciamento-em-cadeia-de-radio-e-tv-diz-pf/