28 de setembro de 2025
Vídeo: Lula participa de caminhada em Brasília e provoca Bolsonaro
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo (28) de uma caminhada em Brasília em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. O trajeto de três quilômetros, que passou pela Esplanada dos Ministérios, incluiu a participação da primeira-dama, Janja da Silva, ministros e dirigentes de órgãos públicos.

Durante a atividade, Lula gravou vídeos para as redes sociais ressaltando a educação como base da soberania nacional e fez provocações ao ex-presidente Jair Bolsonaro, hoje inelegível e condenado no processo da trama golpista.

Caminhada pela soberania educacional

Lula afirmou que o evento simboliza a defesa da soberania educacional do Brasil. “É através da educação que o país será soberano para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil”, disse. Em seguida, ironizou as manifestações organizadas por Bolsonaro durante seu governo. “Nossa atividade não tem motociata, tem caminhada com educadores”, declarou.

O presidente destacou ainda que a caminhada não se limitava ao exercício físico, mas representava um gesto político em defesa do futuro do país.

Autoridades acompanharam o presidente

O grupo percorreu três quilômetros, com opção de corrida de 5 km e 10 km para os demais participantes. Lula usava uma camiseta vermelha comemorativa do MEC, shorts claros, tênis esportivo e um boné branco com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”. Em alguns trechos, chegou a acelerar os passos e brincou com os ministros: “Vai chegar de língua para fora”, disse a um dos auxiliares.

Acompanhado de Janja, Lula esteve lado a lado com os ministros Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda). O presidente do PT, Edinho Silva, também participou. No final, juntaram-se ao grupo o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

Contexto político e internacional

A aparição pública reforçou o discurso de vitalidade do presidente, que completará 80 anos em outubro. Lula tem mostrado em redes sociais sua rotina de exercícios e atividades ao ar livre no Palácio da Alvorada, frequentemente associado ao cuidado com a saúde.

O gesto também ocorre em meio a tensões diplomáticas. Após anunciar tarifas contra produtos brasileiros e associar o caso Bolsonaro a uma “caça às bruxas”, Donald Trump mudou o tom e, na Assembleia Geral da ONU, disse ter tido uma “excelente química” em breve encontro com Lula. Os dois líderes ocupam posições opostas na política internacional, mas o tema da soberania voltou a ganhar força no discurso do presidente brasileiro. Assista:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-participa-de-caminhada-pelos-95-anos-do-mec-e-fala-em-revolucao-na-educacao/