6 de julho de 2025
Lula participa de eleição interna para comando do PT e
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste domingo (6), da eleição interna que definirá os novos dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT). Embora estivesse no Rio de Janeiro por conta da Cúpula do Brics, Lula conseguiu votar graças a uma urna levada até o hotel onde está hospedado.

“Logo cedo, quem já foi votar no PED 2025 foi ele: o presidente Lula!”, publicou o perfil oficial do partido nas redes sociais. O presidente estadual do PT no Rio, João Maurício, também registrou o momento e compartilhou uma foto ao lado de Lula, com a legenda: “Começamos o dia ao lado do maior eleitor do Partido dos Trabalhadores”.

A votação faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, que mobiliza os filiados para escolher os representantes nos níveis municipal, estadual e nacional. Esta é a primeira eleição direta realizada pelo PT em 12 anos. Em todos os estados, com exceção de Minas Gerais, as urnas foram abertas neste domingo.

Em Minas, o pleito foi adiado após uma decisão judicial que restabeleceu a candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin, anteriormente barrada por atraso na contribuição partidária. Ainda não há nova data definida para a votação no estado, e o caso será debatido em reunião do diretório nacional do partido na próxima terça-feira (8).

No plano nacional, quatro nomes concorrem ao comando do PT: Edinho Silva, Rui Falcão, Valter Pomar e Romênio Pereira. Ex-prefeito de Araraquara (SP) e integrante da corrente majoritária “Construindo um Novo Brasil”, Edinho conta com o apoio declarado de Lula e é apontado como o favorito na disputa.

A eleição marca o fim da gestão de Gleisi Hoffmann na presidência da sigla. À frente do partido desde 2017, Gleisi deixa o cargo após dois mandatos consecutivos. Ela ocupa atualmente o posto de ministra das Relações Institucionais no governo federal.

Apesar da ausência de um debate interno acirrado em parte dos estados, a votação representa um momento importante para o partido em meio à preparação para as eleições municipais de 2026 e a possível campanha de Lula à reeleição.

Leia mais:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-participa-de-eleicao-interna-para-comando-do-pt-e-vota-em-hotel-no-rio-durante-cupula-do-brics/