21 de setembro de 2024
Compartilhe:

Durante a reunião ministerial realizada nesta quinta-feira (8) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou seus auxiliares a evitar se envolver em campanhas de candidatos nas eleições municipais que critiquem o governo federal. Lula destacou que, se os ministros decidirem participar das campanhas, devem defender a gestão da qual fazem parte.

Segundo os participantes da reunião, Lula fez essa recomendação durante a parte fechada do encontro. Ele alertou que, ao se engajar nas campanhas municipais, os ministros devem manter uma postura de defesa da administração federal, evitando apoiar candidatos que façam ataques ao governo.

Lula também mencionou que, em outubro, participará de poucas campanhas eleitorais, mas não especificou quais seriam. Ele recomendou que seus ministros evitem confrontos com candidatos da própria base aliada. Como exemplo, o presidente citou sua postura nas eleições de São Paulo. Lula explicou que, quando vai à capital paulista, fala bem de Guilherme Boulos (Psol), mas não critica Tabata Amaral (PSB) nem José Luiz Datena (PSDB), mesmo que o PSDB não faça parte da base aliada.

O presidente também fez questão de ressaltar que evita falar mal do atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que é apoiado por Jair Bolsonaro (PL). Lula disse: “Nem do prefeito de São Paulo eu falo mal”, referindo-se a Nunes.

Ele pediu aos ministros que adotem uma postura semelhante nas eleições municipais de outubro, mantendo um comportamento respeitoso e evitando conflitos internos.

Com informações de O Globo.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-pede-a-ministros-que-evitem-se-envolver-em-campanhas-municipais-de-candidatos-que-critiquem-o-governo-federal/