22 de novembro de 2024
Lula pode compensar Brito e Elmar com presença na Esplanada
Compartilhe:

Foto: Lula entre Elmar e Brito durante o Círio de Nazaré de 2024

De olho em 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer encontrar uma forma de compensar os deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antonio Brito (PSD-BA), após Hugo Motta (Republicanos-PB) consolidar o favoritismo na corrida pela presidência da Câmara. Esses afagos entrarão na discussão da prometida reforma ministerial.

Segundo apurou a Coluna do Estadão, tão logo as eleições para a Mesa Diretora sejam definidas, Lula quer uma conversa franca com Elmar e Brito sobre o espaço de seus partidos no governo. E será aberta a chance de substituir os nomes indicados por União e PSD para a Esplanada. Ao presidente não interessa o descontentamento das siglas, que cresceram nas eleições municipais.

Ainda assim, o foco da reforma ministerial será fortalecer a base política que dará apoio à reeleição de Lula. Portanto, para terem força no rearranjo, os dois deputados precisarão “fazer o L” em 2026. Se no início do governo Elmar fora vetado na Esplanada pelo histórico antipetista, as negociações na Câmara o reposicionaram politicamente e abriram as portas do diálogo com o Planalto, dizem fontes. Além disso, o deputado, ao romper com Arthur Lira, perdeu a pecha de longa manus do alagoano.

PSD e União têm, cada um, três ministérios. A sigla de Brito comanda Minas e Energia, com Alexandre Silveira; Agricultura, com Carlos Fávaro; e Pesca, com André de Paula. Já o partido de Elmar tem as pastas de Comunicações, com Juscelino Filho; Turismo, com Celso Sabino; e Integração Nacional, com Waldez Góes. Embora não filiado ao União, Góes é uma indicação direta do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

No ano passado, o União fez uma substituição nas suas indicações à Esplanada após a deputada federal Daniela Carneiro trocar o partido pelo Republicanos. À época, a bancada na Câmara manifestou ao Planalto que não era mais representada pela parlamentar, a indicou Celso Sabino à pasta do Turismo. Na mesma lógica, Elmar poderia entrar na equipe de Lula substituindo um dos três ministros do União Brasil.

Com informações do jornal Estado de São Paulo, Estadão

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-pode-compensar-brito-e-elmar-com-presenca-na-esplanada-apos-motta-consolidar-apoios/