Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) compartilharam o mesmo palco durante a agenda do presidente Lula em Alagoas nesta quinta-feira (9). Apesar de serem rivais na política alagoana, os dois líderes estiveram juntos durante a visita de Lula ao estado, sua primeira ida desde o início do mandato atual. O evento marcou a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano em São José da Tapera, no sertão do estado, a 240 km de Maceió.
Lira e Renan têm protagonizado embates políticos nos últimos anos e representam diferentes espectros na política alagoana. Renan, que discursou em seguida à Lula, não mencionou o presidente da Câmara em seus cumprimentos, mas destacou as realizações do atual governo de Alagoas e suas ações recentes.
– A sua presença aqui em São José da Tapera demonstra que o federalismo e a institucionalidade estão sendo respeitados no Brasil – afirmou Renan, em uma crítica implícita ao governo de Jair Bolsonaro, do qual Lira foi aliado.
O governador Paulo Dantas esteve presente no evento, assim como o ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho, que governou Alagoas entre 2015 e 2022.
Renan Filho, ao mencionar as autoridades presentes, fez críticas ao governo Bolsonaro, destacando o momento delicado vivido pelo Brasil e a necessidade de união durante a pandemia de Covid-19.
Durante o discurso de Lira, uma parte da plateia vaiou o presidente da Câmara.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-poe-adversarios-renan-calheiros-e-arthur-lira-no-mesmo-palanque-em-evento-para-entregar-obras/