24 de novembro de 2024
Governo assina reajuste de benefícios para servidores nesta quinta-feira
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (26) que o governo realizará uma avaliação das ações realizadas até o momento e distribuirá o relatório para todos os deputados e senadores, independentemente de estarem na base aliada ou na oposição.

Em meio à crise com o Congresso Nacional, relacionada a uma possível “pauta-bomba”, o líder petista ressaltou a importância de os parlamentares estarem informados sobre os acontecimentos do país.

Durante a inauguração da planta de produção de insulina da Biomm em Nova Lima (MG), Lula afirmou: “Mandei preparar tudo o que nós fizemos em 14 meses e vou distribuir para cada deputado na Câmara dos Deputados, e para cada senador. Todos eles vão receber. Quem é do governo, quem não é do governo, quem fala mal, quem fala bem, todos eles. E eles [congressistas] têm que saber o seguinte: podem continuar acreditando no que quiserem, mas têm obrigação de saber o que está acontecendo no país deles.”

O governo Lula enfrenta uma crise orçamentária diante da possibilidade de aprovação de uma “pauta-bomba” na Câmara dos Deputados e no Senado, o que tem fragilizado a relação entre o Executivo e o Legislativo. Projetos em tramitação podem resultar em despesas adicionais de até R$ 70 bilhões este ano, conforme cálculos do governo.

A maior parte desses gastos seria proveniente de um projeto patrocinado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conhecido como PEC do Quinquênio. Essa medida prevê um bônus a cada cinco anos de trabalho para membros do Judiciário e do Ministério Público, com um custo estimado em R$ 40 bilhões.

O governo está em negociação com o presidente Pacheco e o relator da proposta, senador Eduardo Gomes (PL-TO), buscando a possibilidade de alterar o texto da PEC durante a votação no plenário do Senado, com o objetivo de restringir as categorias beneficiadas pelo adicional por tempo de serviço.

Durante o evento em Minas Gerais, Lula ainda pontuou que ser presidente da República “não é difícil, é só você fazer o óbvio”. Essa afirmação contrasta com as declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que em várias ocasiões mencionou as dificuldades do cargo.

Com informações do Estado de S.Paulo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-promete-divulgar-balanco-das-politicas-do-governo-para-todos-os-parlamentares-do-congresso/