Em um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nessa quarta-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o protocolo ao improvisar uma cena descontraída. Durante a reunião no Palácio do Planalto, Lula pegou as mãos de Pacheco e Lira, ergueu-as e anunciou: “Renan e Lira é minha chapa para o Senado em Alagoas”, informa Valdo Cruz, no g1.
O gesto foi uma simulação, com Lula tratando Pacheco como se fosse Renan Calheiros (MDB-AL), rival político de Lira em Alagoas. “Em 2026, quero estar num palanque em Alagoas, com esses dois, Renan e Lira, e dizer que essa é a minha chapa para o Senado lá”, brincou o presidente. A declaração arrancou gargalhadas de Lira, conhecido por sua oposição ferrenha ao grupo de Calheiros no estado.
Na sequência, Lula voltou-se a Pacheco e afirmou: “E esse é o meu futuro governador de Minas”, referindo-se ao senador mineiro em tom descontraído.
A reunião teve como pauta principal a apresentação de medidas fiscais que o governo deseja ver aprovadas ainda em 2024. O objetivo é garantir o equilíbrio das contas públicas, com o apoio do Congresso Nacional.
Apesar das tensões políticas recentes, o clima do encontro foi descrito como leve. Inclusive, desafetos como Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sentaram lado a lado, dialogando sobre as propostas apresentadas pelo governo.
Com informações do g1
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-surpreende-e-diz-que-seus-candidatos-ao-senado-por-alagoas-sao-renan-e-lira-notorios-inimigos-politicos/