O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Rio Grande do Sul pela quarta vez nesta quinta-feira, em resposta à tragédia climática que afetou o estado há um mês. Desta vez, Lula irá ao Vale do Taquari, uma das regiões mais severamente atingidas pelas chuvas.
Enquanto isso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chegou a Brasília na noite de terça-feira para discutir a reconstrução do estado. Leite tem encontros agendados com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Sua equipe está tentando marcar uma reunião com o presidente Lula.
Durante sua visita, Lula deve ir aos municípios de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, duas das cidades mais devastadas pelas enchentes do Rio Taquari. A viagem está sendo organizada pelo ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta.
Nesta terça-feira, Lula se encontrou com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, no Palácio do Planalto, onde foi atualizado sobre as ações do governo federal no estado.
Em sua última visita ao Rio Grande do Sul, no dia 15 de maio, Lula anunciou o “Auxílio Reconstrução” para famílias que foram desabrigadas ou desalojadas pela catástrofe climática. Este benefício consiste em uma parcela única de R$ 5,1 mil para cerca de 240 mil famílias, destinado à reposição de equipamentos e outros bens perdidos.
Com informações de O Globo.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-vai-ao-rio-grande-do-sul-pela-quarta-vez-desta-vez-para-visitar-regioes-mais-duramente-atingidas-pelas-enchentes/