
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou neste sábado (29), durante entrevista coletiva em Hanói, Vietnã, que visitará a Rússia no dia 9 de maio para participar das celebrações pelos 80 anos da capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial. Durante a viagem, Lula também buscará incentivar negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
“Eu já tive oportunidade de ligar pessoalmente para Putin para dizer a ele que era importante voltar para a política, encontrar um caminho, uma solução. Eu pretendo ir à Rússia no dia 9 de maio, para comemoração dos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial. Depois, vou à China para uma reunião com a Celac, e em todos esses fóruns eu vou tentar discutir a questão da paz”, afirmou Lula.
A viagem faz parte de uma agenda diplomática que inclui também a China, onde o presidente participará de um encontro com a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula tem defendido que a solução do conflito na Ucrânia passe pelo diálogo e pelo envolvimento de países que não estejam diretamente envolvidos na guerra.
Com informações de Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-viajara-a-russia-para-cerimonia-dos-80-anos-da-vitoria-sovietica-na-segunda-guerra/