O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a Rússia, na próxima semana, utilizando uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) empregada em missões especiais. Lula participará da 16ª Cúpula dos BRICS, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro, em Kazan, na Rússia.
A FAB decidiu destinar o avião modelo KC-30, que tem sido utilizado para repatriar brasileiros em zonas de conflito no Oriente Médio, para a viagem do presidente Lula. A decisão foi tomada após o avião presidencial, modelo VC-1, apresentar problema técnico, em viagem ao México, em 1ª de outubro.
Na ocasião, o presidente Lula precisou sobrevoar a Cidade do México por cinco horas para que o avião queimasse combustível, até realizar o pouso em segurança.
Depois do episódio, a aeronave VC-1 entrou em manutenção. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) abriu uma investigação para apurar o caso.
O presidente Lula embarcará para a Rússia no domingo (20). Ele será recepcionado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um jantar oferecido aos chefes de estado, em 22 de outubro. O Brasil assumirá a presidência rotativa do BRICS em 1ª de janeiro de 2025.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-viajara-para-a-russia-em-aviao-da-fab-usado-em-missoes-especiais-entenda-o-motivo/