O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornará ao Palácio do Planalto nesta segunda-feira (06), após um período de recuperação. Seu último compromisso no local aconteceu em 9 de dezembro, data em reclamou de dores na cabeça. Naquela semana, o mandatário se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado em uma agenda que prometia ser intensa no Congresso Nacional. No entanto, na madrugada do dia 10/12, Lula foi levado de emergência para São Paulo, onde passou por uma cirurgia para drenar um hematoma na cabeça, localizado entre o crânio e o cérebro.
Ainda seguindo recomendação médica para evitar grandes deslocamentos, o presidente não deve viajar para fora de Brasília ao longo de janeiro. Além disso, ele segue impedido de retomar sua rotina de exercícios físicos. O primeiro compromisso público de Lula está marcado para quarta-feira (8), durante um evento que lembrará os dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro.
Desde que recebeu alta hospitalar em São Paulo, Lula tem alternado seu tempo entre o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, e a Granja do Torto, residência de campo. Nas duas últimas semanas de 2024, entre o Natal e o Réveillon, o presidente optou por passar mais tempo na Granja, onde foi visto em fotos e vídeos compartilhados pela primeira-dama Janja da Silva, interagindo com animais, como jabutis, e abraçado com seus cachorros.
Na última sexta-feira (3), Lula também cumpriu compromissos na residência de campo, onde se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio, e o comandante da Marinha, almirante Marcos Olsen. Ele também teve encontros com representantes da Casa Civil e com o assessor especial Audo Faleiro, responsável por assuntos internacionais.
Evento do 8 de janeiro
A cerimônia do 8 de janeiro começará às 9h30 e incluirá a entrega de obras de arte restauradas, como uma ânfora portuguesa, um relógio do século XVII e a reapresentação do quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, todos danificados durante a invasão ao Palácio do Planalto.
Após a solenidade, Lula deve descer a rampa do Planalto acompanhado de autoridades para o “Abraço da Democracia”, que acontecerá na Praça dos Três Poderes. A organização dessa etapa está a cargo do próprio PT.
Em uma mensagem publicada neste domingo (05), a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR), escreveu: “Esquecer jamais! Dois anos da tentativa de golpe de Estado e de destruição das sedes dos Executivo, Legislativo e Judiciário, promovidas por bolsonaristas”.
Com informações da CNN Brasil.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-volta-a-despachar-no-planalto-nesta-segunda-feira-apos-quase-um-mes-afastado/