O presidente Lula (PT) participou neste sábado (25) da inauguração de obras viárias na rodovia Presidente Dutra, em Guarulhos (Grande SP), onde enfrentou protesto durante o evento oficial pelo segundo dia consecutivo.
Ao lado do deputado federal Alencar Santana (PT), pré-candidato do PT à Prefeitura de Guarulhos, Lula elogiou o direito de manifestação de um grupo grevista de universitários que protestava na cerimônia.
Em seu discurso, o presidente destacou a importância da democracia e do direito de protesto, ressaltando as mudanças ocorridas desde seu governo: “Eu estou vendo alguns companheiros levantando cartazes ali pra mim ‘estamos de greve’. Que bom que vocês podem vir num comício do Lula e levantar um cartaz dizendo que estão em greve. Que bom. Que maravilha que é garantir o direito democrático de as pessoas lutarem, reivindicarem e chegarem a um acordo no momento correto”, afirmou.
“Há pouco tempo atrás os estudantes não podiam protestar, os professores não podiam reivindicar, os reitores não podiam reclamar e o governo não estava disposto a negociar. Agora, não. Agora vocês têm o direito de protestar, de levantar cartaz e levar faixa, porque nosso governo é democrático e sabe lidar com as diferenças e as contradições”, afirmou Lula.
Os manifestantes exibiram cartazes sobre a greve em universidades federais, evidenciando a tensão política em torno das negociações salariais e dos embates entre o governo federal e grupos de professores.
Na véspera, em Araraquara, Lula já havia presenciado protestos de professores contra a interrupção das negociações por reajuste salarial pelo governo federal.
Apesar das tensões políticas, a inauguração das obras viárias a cargo da concessionária CCR RioSP, como o novo trevo Jacu-Pêssego e a pista marginal na rodovia Dutra, foi o ponto central do evento, marcando um avanço na infraestrutura viária da região.
Com informações da Folha de S.Paulo
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-volta-enfrentar-protesto-de-grevistas-que-maravilha-garantir-o-direito-democratico-de-as-pessoas-reivindicarem-assista-ao-video/