25 de julho de 2025
Maioria dos brasileiros acredita que apoio de Trump atrapalha na
Compartilhe:

A mais recente edição da pesquisa Pulso Brasil, realizada pelo Instituto Ipespe, revela que 53% dos brasileiros acreditam que o apoio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tende a prejudicar candidatos brasileiros associados a ele nas eleições presidenciais de 2026. Apenas 32% consideram essa relação como positiva para o nome aliado ao republicano, enquanto 14% não souberam ou preferiram não opinar.

Os números refletem a repercussão negativa da recente ofensiva de Trump contra o Brasil. O ex-presidente americano anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em uma tentativa de defender o ex-presidente Jair Bolsonaro — réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.


Resposta de Lula é aprovada por metade da população

Diante do chamado “tarifaço” americano, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu com críticas e articulações diplomáticas. De acordo com a pesquisa, 50% da população aprova a forma como o presidente respondeu às sanções, enquanto 46% desaprovam e 5% não souberam ou não responderam.

Entre as autoridades avaliadas pelo levantamento, Lula é o mais bem posicionado: suas declarações e comportamento têm a aprovação de metade da população. Em seguida, aparecem o vice-presidente Geraldo Alckmin (42%) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (38%). Já Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, empataram com 32% de aprovação.


Brasileiros também rejeitam retaliações a ministros do STF

Outro dado relevante da pesquisa diz respeito à decisão de Trump de revogar os vistos de entrada nos Estados Unidos de ministros do Supremo Tribunal Federal, como forma de protesto contra a condenação de Bolsonaro. A medida é rejeitada por 57% dos entrevistados. Apenas 37% concordam com a retaliação, e 6% não opinaram.

A carta publicada por Trump na plataforma Truth Social, onde ele justifica as sanções como resposta a uma suposta “censura” contra Big Techs e ataques à liberdade de expressão, também repercutiu de forma controversa. Ainda assim, 55% dos brasileiros apoiam a ideia de taxar as grandes plataformas de tecnologia — contra 40% que são contra e 5% que não opinaram.

A pesquisa Ipespe entrevistou 2.500 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 19 e 22 de julho de 2025, por telefone e internet. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95,45%.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/maioria-dos-brasileiros-acredita-que-apoio-de-trump-atrapalha-na-eleicao-de-2026-aponta-ipespe/