10 de agosto de 2025
Maioria dos brasileiros diz que Lula não fez tudo para
Compartilhe:

Uma pesquisa inédita do Ipsos-Ipec revela que a maioria dos brasileiros não acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha feito todo o possível para impedir o aumento das tarifas comerciais impostas pelo governo de Donald Trump aos produtos brasileiros.

Segundo o levantamento, reportado pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo, 51% dos entrevistados “discordam totalmente” ou “em parte” da afirmação “O presidente Lula fez tudo o que podia para evitar o tarifaço”. Já 41% “concordam totalmente” ou “em parte”, enquanto 8% não souberam ou não quiseram responder.

A reprovação ao desempenho de Lula foi mais acentuada entre homens (55%), pessoas de 35 a 44 anos (56%), entrevistados com ensino médio (59%) e aqueles com renda acima de cinco salários mínimos (64%).

A pesquisa também mostrou forte polarização conforme o voto na eleição presidencial de 2022. Entre eleitores de Jair Bolsonaro (PL), apenas 13% concordam que Lula agiu no limite para evitar as tarifas, enquanto 81% discordam. No grupo que votou em Lula, 72% avaliam positivamente sua atuação, contra 21% que a desaprovam.

O presidente enfrenta resistência especialmente entre eleitores que anularam o voto ou não compareceram às urnas em 2022: 64% deles discordam que ele tenha feito tudo o que estava ao seu alcance.

O levantamento foi feito presencialmente entre os dias 1º e 5 de agosto, com 2.000 pessoas em 132 municípios distribuídos pelas cinco regiões do país.

Leia mais:

Fonte: https://agendadopoder.com.br/maioria-dos-brasileiros-diz-que-lula-nao-fez-tudo-para-evitar-tarifaco-de-trump-aponta-pesquisa-ipsos-ipec/